quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Comprometimento com a Educação

Sem dúvida o Projeto Político Pedagógico da escola é uma ferramenta de transformação da realidade escolar quando todos trabalham em prol dessa transformação. É preciso a incorporação de todos no processo da construção, pois projetar significa rever os objetivos a serem alcançados. Como no caso de Sobral no CE, onde a situação foi diagnosticada e a partir do diagnostico feito todos se mobilizaram para mudar a situação. O trabalho foi em conjunto do município com as escolas e comunidade, trabalharam para diminuir o índice de crianças que não sabiam ler. O foco de Sobral foi reerguer a educação infantil, a prioridade foi de uma hipótese que vem conquistando cada vez mais espaço: a alfabetização é a base de uma escolarização bem-sucedida e influi na distorção da idade-série e dos índices de abandono, além de prevenir o analfabetismo escolar. Essa vitória em Sobral só se tornou possível porque foram realizadas grandes mudanças na situação: a prefeitura contratou novos professores, investindo em melhores condições de trabalho, implementou novos programas de formação de profissionais, fortaleceu a autonomia administrativa, financeira e pedagógica da escola. O que chama atenção neste caso de Sobral é que a secretaria de Educação realizou primeiro o trabalho de conscientização do problema e depois deu a autonomia para cada escola com sua equipe gestora agir sobre o problema na melhor maneira que quisesse porque a conscientização da situação foi esclarecida e todos se responsabilizaram de seus papéis para a transformação da situação.

Outro ponto a se destacar no caso de Sobral é que o foco para que se realizasse a experiência sucesso o foco foi completamente a criança. Respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes que contribuam para a sua formação integral, de acordo com a proposta da LDB. Sem dúvida a experiência de Sobral mostra que quando há o comprometimento os objetivos são possíveis de se realizar!


Fonte: texto: A experiência de Sobral.
Texto: Os desafios da construção, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil. Autores: Janilse Fernandes Vasconcelos; Maria Antonia Ramos de Azevedo; Marilene Gabriel Dalla Corte; Gracilliani Rosa da Cunha.

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