quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Comprometimento com a Educação

Sem dúvida o Projeto Político Pedagógico da escola é uma ferramenta de transformação da realidade escolar quando todos trabalham em prol dessa transformação. É preciso a incorporação de todos no processo da construção, pois projetar significa rever os objetivos a serem alcançados. Como no caso de Sobral no CE, onde a situação foi diagnosticada e a partir do diagnostico feito todos se mobilizaram para mudar a situação. O trabalho foi em conjunto do município com as escolas e comunidade, trabalharam para diminuir o índice de crianças que não sabiam ler. O foco de Sobral foi reerguer a educação infantil, a prioridade foi de uma hipótese que vem conquistando cada vez mais espaço: a alfabetização é a base de uma escolarização bem-sucedida e influi na distorção da idade-série e dos índices de abandono, além de prevenir o analfabetismo escolar. Essa vitória em Sobral só se tornou possível porque foram realizadas grandes mudanças na situação: a prefeitura contratou novos professores, investindo em melhores condições de trabalho, implementou novos programas de formação de profissionais, fortaleceu a autonomia administrativa, financeira e pedagógica da escola. O que chama atenção neste caso de Sobral é que a secretaria de Educação realizou primeiro o trabalho de conscientização do problema e depois deu a autonomia para cada escola com sua equipe gestora agir sobre o problema na melhor maneira que quisesse porque a conscientização da situação foi esclarecida e todos se responsabilizaram de seus papéis para a transformação da situação.

Outro ponto a se destacar no caso de Sobral é que o foco para que se realizasse a experiência sucesso o foco foi completamente a criança. Respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes que contribuam para a sua formação integral, de acordo com a proposta da LDB. Sem dúvida a experiência de Sobral mostra que quando há o comprometimento os objetivos são possíveis de se realizar!


Fonte: texto: A experiência de Sobral.
Texto: Os desafios da construção, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil. Autores: Janilse Fernandes Vasconcelos; Maria Antonia Ramos de Azevedo; Marilene Gabriel Dalla Corte; Gracilliani Rosa da Cunha.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A escola e a construção do Projeto Político Pedagógico

A construção do projeto deve ser o momento de participação de todos os personagens envolvidos com a escola, numa gestão democrática é isso que deve acontecer. Pois a escola é uma instituição que está à serviço de sua comunidade. Um projeto político-pedagógico de uma escola apóia-se: no desenvolvimento de uma consciência crítica, no envolvimento das pessoas, na cooperação das várias esferas do governo, na autonomia, responsabilidade e criatividade como um processo e um produto do projeto. O que ocorre nas escolas públicas brasileiras é uma gestão burocrática da instituição onde a participação de todos não acontece . A ineficiência da escola pública faz surgir o movimento da chamada "escola cidadã". Ela vem surgindo em vários municípios, como uma alternativa nova e emergente, seus eixos norteadores são: a integração entre educação e cultura, escola e comunidade, a democratização das relações de poder, enfrentamento da questão da repetência e da avaliação, a visão interdisciplinar e transdiciplinar e a formação permanente dos educadores. Um bom exemplo de gestão que engloba a participação de todos rumo ao êxito pedagógico.

fonte:O Projeto Político-Pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Moacir Gadotti

sábado, 2 de janeiro de 2010

Sobre os slides

Os slides da postagem abaixo é sobre a visita realizada pela aluna Ana Lúcia na creche escola municipal Cecília Meireles em Duque de Caxias. Na ocasião foi entrevistada a Orientadora Pedagógica da instituição que nos falou sobre o planejamneto pedagógico que é baseado no RCNEI, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento elaborado pelo Mec as idéias são apenas sugestões , as escolas não tem a obrigação de segui-las. O referencial está organizado em três volumes o primeiro voltado para a educação infantil apresentando uma reflexão sobre as crehces e pré-escolas do Brasil.
Voltando a entrevista com a Orientadora Pedagógica ela relata que até a rotina do dia está registrado no RCNEI sugestões de como organizar o dia dentro da creche, as disposições dos objetos dentro de sala, as atividades enfim, o RCNEI tem orientações em todos os aspectos não só para a educação infantil como para educação básica em geral.